“Interação do Objeto com o Ambiente e os reflexos no Ser“.
Estudos recentes nos revelam o que a sabedoria milenar já nos dizia, somos reflexos do meio onde vivemos. Baseados nestes estudos um exercito de Designers vem reformulando sua maneira de pensar o ambiente onde, vivemos a maior parte do tempo, trabalhamos, fazemos nossas refeições, dormimos e relaxamos após um dia exaustivo de trabalho, até para lazer tudo esta sendo confrontado com as pesquisas, as tendências de móveis, cores, esta em movimento, e o que dizer das peças decorativas, sim aquelas pequenas ou grandes que decoram nosso ambiente onde passamos grande parte de nossas vidas. A forma, e cores estão seguindo novos conceitos. Hoje de fato sabemos que cores quentes são ótimas para locais de atividade física enquanto cores mornas e suaves para descanso. No grupo das cores quentes está o amarelo, laranja e o vermelho. As cores quentes transmitem sensação de alegria e descontração. Enquanto no grupo das cores frias está o azul, verde e violeta, transmitindo a ideia de calma e tranquilidade. As cores mais claras refletem mais luz do que absorvem, e por isso vão refrescar o ambiente da sua casa, trazendo a sensação de claridade e frescor dando a sensação de que o ambiente esta com temperatura agradável. Já ocorreu com um fabricante de chocolates que ao adquirir um concorrente, mudou somente o formato da barra de chocolate, a receita era a mesma, a embalagem, porém o formato dos gomos foi arredondado, e o inimaginável aconteceu; os clientes se afastaram da marca e o motivo? o formato mais arredondado por alguma razão até então desconhecida na época trazia a sensação que o chocolate estava mais doce que o normal.
Sabia que a sua performance pode sofrer influência das cores? Muitas pessoas talvez não acreditem, mas, segundo estudos, as cores têm a capacidade de afetar o emocional, a percepção e o comportamento humano, interferindo não apenas no dia a dia do pessoa como também no seu rendimento nas diversas atividades; as cores quentes estimulam o sistema nervoso e aumentam os batimentos cardíacos, potencializando a performance em atividades que exigem energia.
Do ponto de vista médico, esta é uma ciência ainda nova no entanto, seu estudo já faz parte da realidade de diversas profissões, como design, arquitetura, moda, publicidade, entre outras.
Para foco e concentração o azul e verde são mais indicados e é por esta razão que encontramos em varias competições pistas pintadas em azul, há também grande presença do vermelho que inspira energia. Da mesma forma que as cores as formas geométricas geram estímulos, muitas de nossas emoções emanam de formas geométricas que observamos no dia a dia, estes estímulos nem sequer são percebidos por nós, passamos muitas vezes e nem nos damos conta; mas hoje no presente século estudiosos comprovam que as formas geométricas triangulares, quadradas, arredondadas e cilíndricas tem efeito em nosso córtex cerebral. Pode até parecer um tanto hilario senão estranho, mas a verdade esta diante de nossos olhos; na hora escolhermos perfumes o desenho do frasco, seu formato, e cor influencia na escolha, nem sempre é o perfume, mas em grande parte o frasco. Uma forma específica funciona como um fator de avaliação, e é essa combinação de formas e cores que geram reações que os Designers estão utilizando na hora de criarem qualquer produto. A reação dos nossos sentidos ao ambiente ao redor, nossa percepção de espaço e objetos, tem se tornado um alvo a ser entendido e perseguido na hora de investir em criação.
Cada forma tem uma definição, uma identidade. Na verdade, as estatísticas dizem que 50% das empresas mais admiradas do mundo têm logotipos retangulares, 22% têm quadrados e 20% têm círculos. (Sukhraj, 2007).
O vermelho por exemplo, é bastante utilizado no ramo alimentício e a explicação é simples: ele tem o poder de estimular o apetite.
O etólogo (profissional que estuda o comportamento dos animais) austríaco, Konrad Lorenz, sugeriu que certas características do bebê poderiam despertar uma resposta afetiva positiva nos adultos. As características físicas dos bebês foram descritas por Lorenz em 1943 como “Kindchenschema”, palavra em alemão que significa “esquema de bebê” ou “resposta fofa”.
aspectos do “Kindchenschema”: Corpo relativamente pequeno; Braços e pernas curtos e rechonchudos; Boca e nariz pequenos; Olhos grandes; Cabeça grande; Face arredondada. Essa resposta de achar fofinho acontece não apenas com bebês humanos, mas com quaisquer criatura que tenha traços e formatos como os descritos anteriormente e, sabe de uma coisa? As indústrias sabem bem disso. Muitos estúdios que produzem filmes utilizam desse esquema para desenvolver os aspectos principais dos seus personagens a fim de despertar o sentimento de afeto em nós. A personagem Boo do filme Monstros SA é um exemplo de que o efeito da fofura funciona.
O design de hoje explora a maneira como os humanos se conectam com o que esta ao seu redor para criar espaços, móveis, decoração, ambiente onde as pessoas se sintam conectadas, que a percepção delas seja de um espaço seguro, calmo, de paz para quartos, até gerar estimulo de atividade, energia, ação, para espaços de ginástica, diversão; espaços para se manter focado como escritórios, consultórios, sala de reunião. Os espaços estão sendo remodelados em cores e formas de modo a criar aquela esfera que estimule a pessoa a ter boas sensações cumprindo seu objetivo seja para trabalho, descanso, concentração, meditação, …
Por essa razão estamos aqui com uma proposta de Decoração que provoque estímulos associados a sensação de conforto, segurança e bem estar. Nossas peças decorativas quando colocadas no lugar certo sob a iluminação adequada, geram reflexos conforme a proposta do Design aplicado. Por exemplo cito os quadros de paisagem feitos em madeira e ferro cujo tema é um jardim de Paris, próprios para locais onde o espaço seja planejado para descanso, relax; uma mandala de folhas fabricada no estilo galho com folhas pintadas na cor verde, para locais onde você precisa ter mais concentração; lanternas de ferro para canto de sala e ou quarto trazem a sensação de conforto; Oratórios em tons verde e azul para aquele canto de sua casa dedicado a religiosidade, gerando foco.
Inspire-se! Compre peças de Decoração, Imagine o que você deseja obter naquele ambiente, Combine cores e Formas, Obtenha resultados Surpreendentes, Ouse, Atreva-se a explorar novos Caminhos e sensações.
Vermelho: cor que aumenta a adrenalina e é normalmente associada a energia. Laranja: estimula a parte criativa, ajuda no interesse pela atividade. Amarelo: ótima para manter sua sensibilidade ao que esta ao seu redor. Verde: destaca-se por proporcionar sensação de equilíbrio e harmonia. Azul: transmite sensação de calma e portanto, ajuda a manter o foco em seus objetivos. Roxo: estimula a sensação de renovação, necessidade constante modificação e melhoria, para aqueles locais onde o trabalho exige revisão constante, para aperfeiçoamento. Ouro: possui em si a ideia de conquista, de poder, de exuberância, por isso muito vista nos palácios… Preto: usada para dar contraste ao o que se quer destacar, potencializa a sensação de completo. Muito vista em sapatos, vestidos, paletós…
Inseridas na construção de ambientes de forma proposital pelos Designers, as peças decorativas frutos do segmento de Arte e Artesanato, são produzidas pelas mãos de artistas e artesãos, possuindo cores e formas que se encontram e se combinam de forma única, estas produzidas de maneira intencional para cativar, atrair o foco e a atenção das pessoas; que quando vistas, encontradas sob olhares atentos, geram estímulos e sensações esperadas, tais como alegria, encanto, admiração, sensação de Paz, de renovação, esperança, Fé, Amor, sendo estas refletidas ao redor como: carinho, sorrisos, boas palavras, pensamentos encorajadores, respeito, gratidão. Esta é a razão de ser e trabalhar com Decoração, provocar sensações que geram reações positivas.
Quer saber mais ? https://leiautar.com.br/por-que-somos-atraidos-por-coisas-fofas/ https://www.o2corre.com.br/corrida-de-rua/noticias/a-influencia-das-cores-no-esporte/